Cursos Coaching - Coaching Porto - Coaching de empreendedorismo

Mindset

Mindset é a palavra do momento e vamos conhecer mais um pouquinho sobre ela.

O Mindset pode ser definido como a atitude mental de uma pessoa, e se bem controlado, pode influenciar positivamente a vida de qualquer um. Os nossos resultados dependem, quase que exclusivamente, da nossa maneira de pensar.

Você já se perguntou por que algumas pessoas têm, hábitos mais saudáveis, ou então possuem mais facilidade para desenvolver uma habilidade ou aprender um idioma? Isto acontece porque estas pessoas possuem um mindset para estes comportamentos.

mindset é a forma como a sua mente está programada para pensar sobre qualquer assunto. Ele é formado pelas nossas crenças, aquilo em que realmente acreditamos. As nossas crenças são definidas pelas nossas experiências que vivemos no decorrer da vida,  que vemos, ouvimos e que tomamos como verdade.

Mas nem sempre temos consciência destas crenças. Por exemplo, alguém que costumava ouvir que “tem que comer tudo para crescer e ficar forte”, essa pessoa pode ter dificuldades em controlar a sua alimentação e ter dificuldades para emagrecer, pois a sua mentalidade aprendeu que o correto é comer sempre tudo, mesmo que não esteja com vontade. Um outro exemplo é de alguém que presenciou algum familiar que sofria agressões quando era criança, esta pessoa pode ter um mindset que prioriza relacionamentos mais fechados por não se sentir a vontade para se expor. Estes pensamentos podem ser muito úteis para algumas pessoas, mas podem ser limitantes para alguém que deseja crescer na vida profissional.

Existem dois tipos básicos de mentalidade, uma fixa e outra progressiva (ou crescente), sendo que apenas uma delas leva ao sucesso.

Mindset Fixo: Pessoas com um mindset fixo acreditam que as suas habilidades e características são inatas e constantes. Elas acreditam, por exemplo, que possuem um certo nível de inteligência, um nível de moral, uma personalidade, e que isso determina o que elas são ou não são capazes de fazer.

Mindset crescente: O outro tipo de mindset é o chamado crescente. Neste caso as pessoas vêem as suas qualidades como habilidades que podem ser desenvolvidas, de acordo com a sua dedicação e esforço. Estas pessoas entendem o seu potencial pode ser desenvolvido com dedicação.

Que mentalidade é a melhor?

É um facto que as pessoas não possuem apenas um tipo de mindset, ou seja, ninguém é 100% positivo, assim como ninguém é 100% negativo. E claro, como tudo na vida, as atitudes mentais progressivas tendem a contribuir mais em qualquer área da vida.

Em dias bons ou maus o mais importante é você saber identificar em que situações o seu mindset está otimista e quando está pessimista, de modo que você consiga provocar a mudança de pensamento necessária e seguir em frente, rumo ao seu objetivo definido.

Qual a importância do Mindset na sua vida?

Conseguir ver o lado positivo de uma situação nem sempre é fácil. Porém, é uma habilidade que podemos desenvolver ao longo do tempo se souber controlar o seu mindset. Uma pequena mudança no seu mindset pode ser o que falta para tentar mudar qualquer coisa na sua vida.

O mindset positivo é sustentando pelo esforço de olhar o “copo cheio”, mesmo em situações mais adversas.

Para criar um mindset positivo para alcançar êxito em qualquer área da sua vida, seja pessoal, profissional, familiar, financeira… elimine os pensamentos fixos da sua mente, como por exemplo: eu não vou conseguir, eu sou muito velho para começar qualquer tal coisa… Esse tipo de pensamento causa paralisia e medo, que impedem o avanço e alcançar o obejtivo.

Dicas para melhorar o seu Mindset

O seu mindset pode ser substituído de acordo com seus pensamentos. Abaixo estão algumas pequenas mudanças que você pode fazer para alcançar qualquer coisa que quiser na vida.

·         Desenvolva o hábito de ter um mindset crescente para potencializar os seus resultados em qualquer área da sua vida.

  • Com pensamentos positivos diariamente, que façam com que desenvolva motivação e confiança para procurar os objetivos que deseja.
  • Pratique ouvir os pensamentos da sua mente e identifique suas crenças. Identifique como suas experiências adquiridas ao longo da vida influenciam em suas atitudes no presente. Identifique essas características e troque seu Mindset crescente para aumentar seus resultados.
  • Ouça músicas que o motivem e despertem em si uma sensação de positividade ao longo do dia.
  • Observe as pessoas que estão ao seu redor. Você é a média das 5 pessoas com  quem mais convive. Então, faça boas escolhas e priorize pessoas pessoas positivas. Elas irão ajudar a mudar o seu Mindset.

O que achou sobre o texto? Ajudou a entender um pouco mais sobre seu Mindset?

Partilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

3 × 3 =