Cursos Coaching - Coaching Porto - Coaching de empreendedorismo

Guia Para Encontrar Seu Nicho De Mercado

GUIA PARA ENCONTRAR O SEU NICHO DE MERCADO

Sabe o que é  um nicho de mercado e como encontrar o seu?

Encontrar um nicho de mercado é fundamental para construir um negócio de sucesso. No entanto, saber que mercado atacar pode ser um desafio para muitos empreendedores!

Se você está a começar a construir a  sua empresa agora, uma das primeiras coisas a fazer é encontrar o seu nicho. Num bom nicho de mercado pode encontrar os primeiros clientes e ajudar sua empresa a alcançar resultados financeiros mais rapidamente.

Ser notado num nicho é mais simples para adquirir clientes, do que começar a movimentar-se no mercado de massas.

O que é o Nicho de Mercado?

O Nicho de mercado é uma parcela pouco ou nada atendida de um grande grupo consumidor, uma oportunidade oculta dentro de um ramo de negócios amplo e competitivo do mercado de massas.

Diferença entre Nicho de Mercado x Segmento de Mercado

Um segmento de mercado é um grupo de consumidores com interesses e dores semelhantes. É uma parcela mais ampla de um mercado consumidor já conhecido, enquanto o nicho de mercado refere-se sempre a um grupo menor e inexplorado.

Ou seja, o nicho de mercado é uma pequena parcela de um segmento.

Se a sua empresa atua na área de saúde, esse é um mercado muito grande e dentro dele existem vários segmentos como: saúde e bem-estar, saúde infantil, saúde da mulher, saúde do idoso… Todos muito explorados.

 

Vou dar alguns exemplos de Nicho de Mercado:

  • Um vendedor de pulseira para diabéticos,por exemplo, pode oferecer informações e produtos relevantes para qualquer pessoa no mundo que esteja a procurar este produto.
  • Uma nutricionista ajuda pessoas diabéticas que querem emagrecer.
  • Um mercado que vende apenas produtos para pessoas intolerantes a algum produto (lactose, glúten, ovo…)
  • Uma confeitaria que vende somente produtos com chocolate (pode encontrar um bolo de chocolate com morango, chocolate com avelã…nunca vai encontrar um bolo de côco, por exemplo)
  • Uma maquiadora que ao invés de fazer propaganda para todos os públicos, só trabalha com noivas ou maquiagem artística.

Consegue entender a especificidade de cada nicho citado acima? Focar-se num nicho significa, principalmente, passar a entender muito bem o público escolhido. Entender e compreender os seus problemas, desejos, necessidades, a sua forma de pensar e agir, o que esperam e como querem. É descobrir porque é que as pessoas que formam o seu nicho selecionado não estão a ser atendidas pela oferta atual do mercado, e o que as faria pagar um valor mais elevado, para receber algo que faça sentido para elas. E atuar para oferecer esse produto ou serviço da melhor forma possível.

Já pagou mais por um produto ou serviço, porque não encontrou outro no mercado? Reflita.

Qual é a importância de definir um nicho de mercado?

Se entrar no mercado como uma marca generalista,  a querer chegar a um público geral, não estará  a oferecer algo diferente ao seu cliente, será mais um serviço ou produto no mercado.  A maior diferença que a sua marca pode ter é: a especialização.

Se vende como especialista de um nicho de mercado, irá atingir um menor número de pessoas, já que está focado em resolver um problema específico. No entanto, essa comunicação será muito mais assertiva, pois comunicará diretamente com potenciais clientes que anseiam por uma solução para as suas dores.

Outros benefícios de definir um nicho de mercado são:

  • Plano de Negócios – Quando o plano de Negócios é bem feito, consegue-se determinar o público-alvo e o caminho a seguir para vender o seu produto ou serviço da melhor forma.

 

  • Plano de marketing efetivo – 

    Com um nicho de mercado bem definido, você consegue criar um plano de marketing mais eficiente, comunicando diretamente com o seu público.

 

  • Menor Concorrência – 

    Estará a trabalhar com um grupo de consumidores carente de produtos/serviços num mercado pouco explorado.

 

  • Preços mais atraentes – 

    Como estará a atuar num mercado pouco ou nada explorado, poderá ditar os valores do negócio e obter mais lucro, ainda que tenha menos vendas.

 

  • Facilidade em fechar parcerias estratégicas – 

    Conhecendo o seu mercado de atuação, você saberá diferenciar facilmente um bom parceiro de negócios, que realmente pode trazer bons resultados para sua empresa.

 

  • Um especialista torna-se conhecido

    Será mais fácil para o seu cliente entender “o que você faz ‘e’ para quem ‘, tornando-o especialista num determinado campo. Você terá maior visibilidade dentro do seu público.

5 perguntas estratégicas para descobrir o seu nicho de mercado

  1. Eu realmente conheço o problema que estou a tentar resolver?
  2. Quais são as dores e as necessidades dessas pessoas e qual é a diferença que pretendo oferecer?
  3. Existe um grupo de pessoas afetado por esse problema e qual é a diferença que pretendo oferecer?
  4. O que pode acontecer se este problema não for resolvido?
  5. Quais são os principais interesses das pessoas que sofrem deste problema?

Responda a cada pergunta e faça uma lista detalhada de tudo que você responder. Faça estas perguntas a pessoas próximas e pessoas que tenham estas dores, e anote as respostas de cada uma delas. Depois reveja tudo e ofereça o melhor para o seu cliente.

Para ajuda-lo a encontrar o seu Nicho, listei algumas ferramentas simples e fáceis de usar e que irão ajudar a encontrar o seu público.

Espero que este guia o tenha ajudado a entender mais sobre Nicho de Mercado e como conquistá-lo. Comente aqui nos comentários, o que você achou?

Partilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

six − one =