Seminário Coaching para Estudantes

O QUE É?

Coaching para Estudantes é um processo de aconselhamento para estudantes com o objectivo de os apoiar na criação e no desenvolvimento de metas pessoais e profissionais.

O Coaching para Estudantes diferencia-se por usar metodologias activas e participativas, oferecendo aos jovens instrumentos que podem usar de imediato. O processo permite identificar rapidamente bloqueios, dúvidas e preocupações relacionadas com a vida pessoal e escolar/académica dos jovens. Feito o diagnóstico inicial, o trabalho desenvolve-se no sentido de traçar o plano de acção que permita aos jovens atingirem os objectivos que desejam.

Cursos Coaching - Coaching Porto - Coaching de empreendedorismo

60% trocaria de emprego para trabalhar com algo relacionado com os seus objetivos *

PORQUE DEVE FAZER ESTA FORMAÇÃO?

Os jovens procuram cada vez mais trabalhos que vão além da remuneração. Eles procuram empresas nas quais eles acreditam e encontram valor.

O coaching, de um modo geral é uma ferramenta que auxilia o indivíduo a realizar importantes mudanças na sua vida, tanto no seu desenvolvimento pessoal como profissional. Para alcançar essas metas, no coaching, trabalhamos o autoconhecimento, a autoconfiança e o florescimento humano.

Quando aplicado ao contexto de vida de um jovem universitário, o coaching auxilia os futuros profissionais a entenderem quais são os seus propósitos e alinhá-los à sua carreira.

* Uma pesquisa realizada pela Fundação Estudar mostrou que 60% dos entrevistados trocariam de emprego para trabalharem com algo relacionado ao seu propósito.

Um número elevado, não é?
Mas esse valor percentual vai aumentar cada vez mais.

QUERO INSCREVER-ME JÁ

COMO FUNCIONA?

Assim como o coaching profissional, num primeiro momento, o coachee (pessoa que recebe o coaching) expõe quais são os  objetivos que pretende alcançar com o coaching. Para isso, ele precisa entender um pouco mais da sua carreira e dos seus valores e propósitos.

Dessa forma, a partir da realização das sessões, as competências são trabalhadas.

As 8 sessões são semanais com 1h30 de duração cada.

O mais interessante do processo de coaching é que, nele, trabalhamos as forças pessoais já existentes na pessoa. Ou seja, irá potencializar o que já existe de bom em si.

O processo dá resposta a questões como: “quem sou eu?”, “como me sinto?”, “o que eu desejo fazer?”, “como é que posso lá chegar”?

O objectivo fundamental é promover situações concretas de reflexão ajudando os jovens a entender as dúvidas e as frustrações relativas à relação consigo mesmos, à relação com a família e à relação com colegas e professores. O autoconhecimento é fundamental para uma Carreira brilhante. Quanto mais o aluno tem a consciência de seus pontos fortes e de melhoria, maiores são suas possibilidades de aprendizagem e também de vencer aquelas crenças e comportamentos limitantes que boicotam o seu desenvolvimento em determinadas matérias.

Muitos estudantes possuem toda capacidade intelectual para aprender, mas não acreditam em si mesmo, o que bloqueia diretamente a aprendizagem e o desenvolvimento do seu potencial.

O Coaching atua nesta área, ajudando a trazer à tona as suas capacidades e habilidades técnicas, emocionais e comportamentais e ajudando a desenvolver uma inteligência emocional e social que permita demonstrar, de forma positiva, todo o seu potencial infinito ao mundo.

Os jovens irão definir as suas competências base, os seus gostos pessoais relativamente à profissão futura e perceber como podem reforçar o seu desempenho escolar e pessoal para atingir os seus objectivos.

Auto-motivação

Resiliência

Auto-estima

Resistência à frustração

Resistência ao medo do insucesso

Empreendedorismo pessoal

São trabalhados igualmente os diálogos e os pensamentos destrutivos, de tipo:

“Isso não é para mim!”, “Isso é algo muito difícil!”, “É impossível chegar a esse objectivo!”, “Eu não consigo”, “Não sou capaz”, “Não estou preparado”, “Não sei o que quero fazer da minha vida!”.

PORQUE COMEÇAR O QUANTO ANTES?

Eu sou suspeita para falar porque, particularmente, acho que o processo de coaching é transformador.

Mas, além dos motivos indicados abaixo, acredito que pode começar a preparar-se para o mercado de trabalho. O quanto antes, melhor. E por que não adiantar-se e começar já na frente?

Começar a Carreira autoconfiante e preparado para os desafios que o mercado de trabalho exige de qualquer profissional é o primeiro passo para se destacar num Mercado tão competitivo.

Cursos Coaching - Coaching Porto - Coaching de empreendedorismo

MOTIVOS PARA SE INSCREVER JÁ

O Coaching para Estudantes é um processo de mudança que possibilita:

  • Identificar e superar problemas, obstáculos e bloqueios pessoais
  • Superar o medo, a ansiedade e as convicções limitantes
  • Aumentar o equilíbrio e a harmonia interior
  • Elevar o nível de conquistas, felicidade e plenitude
  • Ajudar os jovens a desenvolverem competências emocionais específicas que possibilitem melhorar a resolução dos seus problemas quer como estudantes e as suas relações familiares (binómio pais-filhos)
  • Aumentar a auto-confiança e a auto-estima potenciando a capacidade de lutar contra o que corre mal
  • Ajudar a definir o caminho profissional a seguir, através de um diagnóstico individual baseado em entrevista aberta e em testes de estilos de aprendizagem, inteligência emocional e avaliação das competências distintivas do jovem (singularidade)
  • Perceber quais os factores valorizados pelo mercado empregador na escolha de candidatos a emprego
  • Ajudar na criação de um Curriculo diferenciador com Modelo proposto
  • Exercícios práticos de entrevistas de emprego
  • Entender as frustrações e como lhes reagir de forma positiva
  • Melhorar as competências de comunicação com os outros (pais, professores, colegas)
  • Eliminar a comunicação destrutiva e desmotivante
  • Elaborar um projeto do inicio ao fim de acordo com o estudo de caso proposto
  • Ajudar a criar um Planeamento Pessoal e Profissional que possibilite aos jovens identificarem os seus pontos fortes e os recursos pessoais que podem potenciar para a identificação e conquista de oportunidades profissionais. Além de planearem os próximos passos para uma Carreira de Sucesso.

PARA QUEM É O COACHING  DE ESTUDANTES?

As sessões de Coaching para Estudantes têm a duração média de 60 minutos e podem ser individuais ou em grupo.

Estudantes do Ensino Secundário

2º Ciclo e Secundário

Estudantes do Ensino Universitário e Politécnico

Qualquer ano de estudo

Recém-licenciados

Á procura do primeiro emprego

QUERO INSCREVER-ME JÁ

TENHO DÚVIDAS

Tem dúvidas? Envie-me um email!

Cursos Coaching - Coaching Porto - Coaching de empreendedorismo

O Coaching é um processo que envolve a total confidencialidade entre o profissional de Coaching e o Coachee, salvo, se a pedido do próprio, seja solicitado o acompanhamento parental em alguma fase do processo, ou, o envolvimento da comunidade escolar (para debloquear situações que se considerem pertinentes para garantir do sucesso do aluno).