Cursos Coaching - Coaching Porto - Coaching de empreendedorismo

5 Dicas para começar a empreender

Quer ter o seu próprio negócio? Já sabe por onde começar? Veja algumas dicas :

Empreender é a meta de muita gente. As pesquisas também mostram que as taxas de sucesso de quem se prepara (empreendedores por oportunidade) são superiores às de quem não faz isso (empreendedores por necessidade). Dito isso, seguem algumas fontes de orientação.

1º Passo – Auto-conhecimento

Para mim é uma das etapas mais importantes. Tenha a certeza que está disposto a trabalhar mais do que já trabalhou em algum momento até o seu negócio ganhar corpo. Será que está disposto a mudar a sua rotina? Será que a sua família está preparada para mudança que pode haver no inicio do seu negócio?

2º Passo – Estude a ideia antes de iniciar

Não entre num empreendimento sem conhecer o caminho que deseja trilhar. O estudo vai possibilitar e identificar as possibilidades e afinidades com o novo negócio. Consegue ver-se daqui a 10 anos fazendo exatamente o que pretende empreender?

Conheça bem os desafios que vai encarar, pesquise sobre o mercado (concorrência), perfil do público alvo (público externo: possíveis clientes, fornecedores, perfil dos envolvidos e público interno: colaboradores).

3º Passo – Elabore um plano de Negócios

Pesquise sobre o mercado que deseja e principalmente, defina o seu público alvo. Sem público alvo definido, não consegue comunicar e nem ter o produto/serviço certo para o público certo.

4º Passo

Avalie os custos – É de suma importância lembrar que demora algum tempo até que a sua empresa passe a dar lucros. Invista em Marketing, porque a divulgação é a alma de qualquer negócio.

5º Passo

Faça cursos e formação – Quanto mais estudar, melhores serão as suas hipóteses em estabelecer contatos ou consultar especialistas. Existem várias plataformas com curso gratuitos como FGV online, endeavor.org.br entre outras. Dica: Quando aprender mais sobre empreendedorismo, sugiro que leia ou faça cursos como: Marketing, Inovação, Vendas, entre outros.

6º Passo

Aprenda com os profissionais da área – Procure quem já tem o seu negócio estabelecido ou é um expert no assunto. Escute as dicas com cuidado e tente identificar pontos em comum com o seu negócio. Reflita sobre seus erros e conquistas, o que faria de diferente e quais as principais dificuldades existentes no mercado atual.

7º Passo

Invista em consultoria especializada – Se pensa e sente que está perdido e precisa de ajuda, procure um profissional da área. Sugiro que considere os serviços de consultoria, que servem para alavancar o seu negócio com jogadas de marketing que irão agilizar o seu processo de planeamento as vendas.

Partilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

nineteen − eleven =